Arquitetura de Computadores

 A arquitetura de computadores é um conceito muito usado no mundo da informática e você provavelmente vai se deparar com esse termo quando estiver instalando um sistema operacional. Basicamente, a arquitetura é o que define como o hardware (as peças físicas do computador) e o software (os programas e sistemas) “conversam” entre si. É ela que permite que os programas sejam executados corretamente, do jeitinho que foram programados.

Durante muito tempo, as arquiteturas x86 e x64 da Intel e da AMD dominaram o mercado de computadores. Essas arquiteturas são super conhecidas e são usadas na maioria dos desktops e laptops por aí. Elas indicam quantos bits o processador é capaz de processar de uma vez só, o que influencia diretamente o desempenho do sistema e a quantidade de memória que o computador pode usar.

.
No entanto, ultimamente, uma nova arquitetura tem ganhado popularidade, principalmente nos produtos da Apple. Estou falando dos processadores baseados em ARM, que estão presentes nos novos Macs e notebooks da Apple. Ao contrário das tradicionais x86 e x64, a arquitetura ARM é conhecida por ser mais eficiente em termos de consumo de energia, o que é uma das razões pelas quais a Apple a escolheu para seus dispositivos mais recentes. A arquitetura ARM é mais comum em smartphones e tablets, mas agora está ganhando espaço também nos computadores, principalmente por sua capacidade de oferecer mais autonomia de bateria e um desempenho bastante interessante, sem perder em poder de processamento.

No fundo, a escolha da arquitetura afeta o desempenho, a compatibilidade e a eficiência do sistema, e é por isso que ela é tão importante quando estamos falando sobre computadores. Então, da próxima vez que você for escolher um PC, Mac ou até mesmo um notebook, saiba que a arquitetura do processador vai influenciar bastante na performance geral do dispositivo.

REDERENCIA:Arquitetura de Computadores (O que é, por que estudar)


Enviar um comentário

0 Comentários